Com o valor do combustível cada vez mais caro, toda dica sobre como economizar na hora de dirigir é válida. Muitas pessoas ainda não sabem ou não conhecem boas práticas para mudar ou melhorar a maneira em que dirigem. Quando você usa seu veículo como meio de trabalho, cada conselho se torna ainda mais precioso.

Confira abaixo 5 maneiras simples e práticas de como você pode fazer sua parte e comprometer menos seu orçamento com combustível:

1- Acelere suavemente

Evite pisar fundo no pedal de acelerador bruscamente. Picos de aceleração, além de ser perigoso no trânsito, afeta a média de uso do combustível. Ao acelerar o carro gradativamente o motor responde melhor ao comando. Da mesma maneira deve se pensar em relação ao uso dos freios, evite ao máximo as freiadas bruscas.

2- Calibre regularmente os pneus

Os pneus em mau estado, estejam eles murchos ou com a calibragem irregular, podem influenciar no consumo do combustível. O tempo recomendado para calibrar os pneus são a cada 15 dias, lembrando sempre que os pneus dianteiros e traseiros possuem pressões diferentes. A boa conservação é essencial, visto que até 20% do consumo é de responsabilidade dos pneus.

3- Aproveite as descidas

Em uma ladeira, por exemplo, você pode economizar mais combustível se acelerar o suficiente para aproveitar o embalo. Mantenha o carro engrenado, use o freio motor e evite o desgaste dos freios.

4- Atenção ao peso do carro

Para quem dirige carros mais pesados, ou no caso do transportador escolar, que carrega muitas pessoas em seu veículo, é importante ficar atento a carga de peso sobre o carro. Por isso, é preciso pensar se será necessário, ou não, o uso de mais acessórios no carro, como bagageiros de tetos por exemplo. Evite uma sobrecarga ao veículo, pois quanto mais peso, mais o motor será exigido.

5- Uso do ar condicionado e dos Vidros abertos

A maioria dos motoristas sabe que nesse calor é quase inevitável o uso do ar condicionado, mas é importante ficar atento que a melhor forma de aproveitá-lo é quando o motor está mais resfriado. Portanto, dirija pelo menos 10 minutos com os vidros abertos, é uma forma de poupar o motor de um aquecimento além do normal. O ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível do seu veículo. E andar com os vidros abertos a mais 80km/h também interfere e força mais giros do motor.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar em como economizar combustível, agora bastam a todos fazerem sua parte e aliviarem nos bolsos.