O Código Nacional de Trânsito define alguns requisitos básicos para que o motorista que deseja se legalizar e adaptar seu veículo para realizar o transporte escolar.

Requisitos para o Veículo

1) registro como veículo de passageiros;
2) inspeção, duas vezes ao ano, para verificação dos itens obrigatórios e de segurança;
3) faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria;
4) equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superiora da parte traseira;
6) cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;

A autorização do Detran deve ser fixada na parte interna do veículo, em local visível, contendo o número máximo de passageiros permitido pelo fabricante, sendo proibida a condução de escolares em número superior.

Requisitos do Condutor

1) ser maior de 21 anos;
2) ser habilitado na categoria D;
3) não ter cometido nenhuma infração gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
4) ser aprovado em curso de especialização.

Se o serviço for prestado em desacordo com essas regras, o consumidor tem direito à devolução do valor pago, monetariamente atualizada, ou ao abatimento proporcional do preço. Caso seja a escola que preste o serviço ou o tenha indicado, esta também é responsável pela qualidade do serviço oferecido aos estudantes, de acordo com o princípio da responsabilidade solidária. Assim, o consumidor pode, à sua escolha, reclamar seus direito diretamente da escola e/ou do serviço de transporte escolar.

Os setores regionais do Detran também disponibilizam cursos de especialização para fazer o transporte escolar.

É possível também, para quem interessar, se associar aos sindicatos regionais de transportadores escolares. Abaixo seguem alguns links de como é feita a legalização em duas das principais capitais do país.

Veja a documentação em Curitiba – Paraná.
LEI Nº 11.328  De 30 de Dezembro de 2004.  “Dispõe sobre o serviço de transporte escolar e dá outras providências.”

Veja a documentação para a cidade do Rio de Janeiro
Resolução SMTR N.º em 14 DE Abril de 2010. “Abertura de termo de autorização para o modal escolar.”

Obs.: O processo de legalização deve ser consultada em seu Município. As informações cadastradas neste Portal tem o intuito de ajudar o transportador, mas recomendamos obter maiores esclarecimentos com a prefeitura e/ou órgão responsável.

• sandro
    17 de janeiro de 2016

preciso instalar as lanternas de iluminação no teto,é necessário que acendam junto com faról?

• dawilson liggi
    30 de dezembro de 2015

tem sindicato da area de transporte escolar em serra espirito santo

• Cristiano
    1 de dezembro de 2015

Bom dia, vou trabalhar em sp, minha van 0 km vai sair na próxima semana, por onde devo começar para fazer o emplacamento categoria aluguel e tirar o CRM ?

2 de dezembro de 2015

Bom dia,
      Nós apenas abrimos um espaço para que transportadores possam divulgar suas rotas gratuitamente. Peço que entre em contato com o sindicato de sua região para obter maiores informações.
      Aproveite e faça seu cadastro aqui no Portal. É grátis, se gostou do projeto, faça uma doação para nos ajudar a mantê-lo.
      Sucesso!

• raphael
    6 de novembro de 2015

Tenho uma Fiat Ducato Teto Alto 2011/2012, posso legalizar ela em 2016 ?

1 de dezembro de 2015

O veículo, possui validade. Consulte o sindicato de sua região.

• Isaque Dantas
    7 de outubro de 2015

gostaria de saber qual o estado necessário que o veiculo precisa estar ?

• kelly Andrade
    12 de agosto de 2015

Sou de manaus amazonas e gostaria de saber como faço pra fazer meu palio fire 2011 num escolar. Tenho CNH B desde 2011, numca tive infrações.

1 de dezembro de 2015

Bom dia! Carro de passeio não pode ser legalizado. Entre em contato com o sindicato mais próximo para maiores informações.

• Glaucio
    11 de junho de 2015

O veículo pode ser de qualquer ano?

1 de dezembro de 2015

Não, em alguns estados o veículo não pode ultrapassar 10 anos. Verifique com o sindicato mais próximo.

• mauricio
    31 de maio de 2015

1 de dezembro de 2015

Bom dia, Verifique com o sindicato da sua região.

• bruno
    13 de abril de 2015

Bom dia! Onde posso fazer o curso de especialização para condutores de transporte escolar? E quanto tempo em média devo levar para regularizar o veículo?

• Mário Gurgel
    19 de setembro de 2014

Estamos tentando legalizar um transporte escolar. O que devo fazer? Moro em Paulista. A quem recorrer para maiores informações? Onde posso fazer o curso de condutor escolar?
    Aguardo resposta.
    Mário Gurgel – (81) 8806-3629

1 de dezembro de 2015

Mário, desculpe pela demora em responder.
      Entre em contato com o sindicato de sua região.