O transporte escolar legalizado possui algumas características que garantem a segurança e o bem-estar dos estudantes que utilizam esse serviço. Em primeiro lugar, o veículo deve estar devidamente registrado e regularizado junto aos órgãos competentes, como o Detran, que verifica se o veículo está em boas condições de uso e se os documentos estão em dia.

Além disso, o condutor do transporte escolar deve possuir habilitação específica para a atividade e passar por cursos de formação, para garantir que está apto a conduzir o veículo com segurança e responsabilidade. É importante que o motorista seja atencioso e cuidadoso com os alunos, respeitando as leis de trânsito e os limites de velocidade.

O veículo também deve possuir equipamentos de segurança, como cintos de segurança em todas as poltronas, sistema de freios eficiente, extintor de incêndio e iluminação adequada. É importante que o veículo seja mantido em boas condições de conservação e higiene, para garantir o conforto e a saúde dos passageiros.

As escolas e os pais dos alunos devem estar atentos a esses requisitos básicos, para garantir que o transporte escolar oferecido aos estudantes seja seguro e confiável. É importante lembrar que o transporte escolar legalizado é uma opção segura e conveniente para os alunos que precisam se deslocar diariamente para a escola.

Características de um transporte escolar legalizado, imagem abaixo obtida no site do SINTERJ