VEÍCULOS PARA TRANSPORTE ESCOLAR

Os veículos autorizados a transportar alunos são:

1 – Ônibus

2 – Vans

3 – VW Kombi

4 – Embarcações (barcos)

Em alguns municípios, onde as estradas são precárias, os Detrans autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para o transporte de alunos. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, caminhonetes (D-20, F-100 etc.).

MOTOCICLETAS, CARROS DE PASSEIO

E/OU CAMINHÕES NÃO SÃO RECOMENDADOS

PARA TRANSPORTAR ALUNOS

O veículo tipo VW-Kombi pode transportar até 15 alunos com até 12 anos de idade, todos com cinto de segurança. O veículo deve ter uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor. Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que todos os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. Os veículos devem possuir seguro contra acidentes. Todos os veículos que transportam alunos devem ter um registra-dor de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial. O veículo deverá ter apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta. Além das vistorias normais no Detran, que todos os veículos devem fazer anual-mente, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança para transporte escolar. Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível. A velocidade do veículo deverá obedecer às velocidades máximas, tanto para as cidades como para as rodovias e/ou estradas vicinais (asfaltadas ou não).

Cartilha do Transporte Escolar

1 Comentário

• Jefferson Silva
    5 de abril de 2017

Em Lagoa do Barro do Piauí,os transportes são precários! O carro não tem capacidade para levar todos os alunos(que são do ensino médio). Nós vamos correndo perigo todas as noites,o carro não cabe todo mundo. Muitos vão pendurados,correndo risco. E o carro não tem todas as exigências que são obrigatórias! O velocímetro nem funciona. Em vez em quando o motorista para no meio da pista para concertar o pneu,que fica quase saindo,o carro não é permitido pelo Detran. E o motorista não tem capacidade para nos transportar. Uma semana atrás mesmo,ele quase provoca um acidente,uma carreta quase bate em nosso carro. Sorte que a carreta freou. Tem outras irregularidades,que seu eu for falar,vai levar muito tempo. É isso! Obrigado.