Para transportar todos seus passageiros em segurança e sem sustos, é preciso manter o veículo em boas condições de uso. Os reparos precisam ser feitos periodicamente. É preciso ficar atento a tudo que acontece com seu carro. Os cuidados variam desde a estética do veículo até problemas funcionais. Abaixo, segue uma lista com 5 dicas básicas de como manter seu transporte escolar em perfeito estado:

1- Período de manutenção

A maioria dos mecânicos recomenda que a manutenção com as vans de transporte escolar deve ser feita a cada 6 meses. O tempo é considerado o suficiente para diagnosticar eventuais problemas e evitar futuros defeitos.

2- Uso de peças originais

É válido frisar, sempre que houver a necessidade da troca de alguma peça, verificar com seu mecânico de confiança se ele usará peças originais de fábrica. A importância do uso de peças originais se dá pelo fato delas possuírem durabilidade maior e terem uma qualidade superior.

3- Cintos de segurança

Quando se trata de transporte escolar, essa peça se torna ainda mais fundamental, tanto para a segurança do motorista quanto dos passageiros – especialmente crianças. Fiscalize sempre se os encaixes e os pontos de fixação da peça estão em perfeito estado de conservação e devidamente presos. A manutenção inclui uma limpeza regular, lubrificação das peças metálicas e um pano umedecido para manter as tiras do cinto limpas.

4- Lataria e Pintura

É importante manter o estado da lataria do veículo em boa conservação, principalmente contra sujeira, ferrugem, corrosão e até contra possíveis atos de vandalismo. Afinal, para quem dirige um transporte escolar, é necessário que esteja claro em seu veículo as informações necessárias para ele ser identificado como um transportador escolar autorizado. Para saber quais requisitos você e seu(s) veículo(s) devem atender, para legalizar seu transporte escolar.

5- Cuidados com os bancos

Aqui a atenção deve se redobrar para possível vazamentos de produtos químicos, alimentos líquidos ou pastosos que podem sujar os bancos do seu veículo. Ainda mais quando se lidam com crianças, o risco delas sujarem, ou até mesmo perfurarem o banco, é maior; fatores que colocam em risco a própria saúde deles. Para uma limpeza mais profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem.