Curso para transporte Escolar Detran RJ

ATENÇÃO: Curso ministrado somente na Escola Pública de Trânsito. Não é oferecido em UPPs e Batalhões.

O curso foi instituído pela Resolução Contran Nº 168/2004 e tem como objetivo de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar motoristas profissionais que pretendam exercer a atividade remunerada na condução de veículos que realizam transporte de escolares.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA MATRÍCULA?

• Ter completado 21 (vinte e um) anos.
  • Estar habilitado, no mínimo, na categoria “D”.
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
  • Ter bons antecedentes criminais.

QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS?

MóduloDisciplinaCarga Horária
MÓDULO ILegislação de trânsito10 h/a
MÓDULO IIDireção Defensiva15 h/a
MÓDULO IIIPrimeiros Socorros, Meio Ambiente e Convívio Social10 h/a
MÓDULO IVRelacionamento Interpessoal15 h/a
Total 50 h/a
Detran

COMO SE INSCREVER?

SIGA O PASSO A PASSO:

• Preencha a ficha de inscrição com seus dados pessoais, por meio do botão “Inscrições”, na página inicial da EPT;
  • VERIFIQUE COM ATENÇÃO se o curso pretendido está disponível no momento da inscrição;
  • Após, a inscrição, você receberá um número de protocolo. Guarde o número, pois ele servirá na confirmação da sua inscrição;
  • O DETRAN-RJ avaliará se o candidato apresenta todos os requisitos estabelecidos;
  • Confirme sua inscrição no dia seguinte ao preenchimento do formulário, por meio do botão “Confirmação”, na página inicial da EPT;
  • As inscrições serão finalizadas quando as turmas estiverem completas;
  • Caso a inscrição seja confirmada, compareça ao primeiro dia de aula munido da cópia da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), junto ao documento original.

E A METODOLOGIA?

• As aulas terão a duração de 05 horas/aula diárias.
  • Será considerado aprovado no curso, o participante que tiver 100% de presença e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acerto nas questões relativas ao conteúdo da(s) prova(s).
  • Em caso de reprovação, o participante poderá realizar nova avaliação, na própria EPT ou sede do DETRAN, com data e horário marcados pelo Departamento de Trânsito.

QUAIS SÃO OS HORÁRIOS POSSÍVEIS?

• Horário: Manhã – 8h
  • Horário: Tarde – 13h